15 setembro 2011

Rali CAST recusado






O Clube Automóvel de Santo Tirso emitiu ontem à noite um comunicado onde deram conta da anulação do Rali CAST marcado para 1 de Outubro.

Fiquem com o teor integral do comunicado:

"O Clube Automóvel de Santo Tirso informa que o Rali CAST – prova dos campeonatos regionais de ralis Norte e Nordeste, marcado para o dia 1 de Outubro próximo, está anulado.

A prova inicialmente marcada para a zona de Guimarães, acabou por ser redireccionada para o concelho de Santo Tirso, tendo o clube trabalhado arduamente na criação de um percurso que representasse uma reedição das saudosas edições da prova tirsense decorridas entre 1996 e 2002. As edições desta prova que tinham a colaboração organizativa do CAST eram, reconhecidamente, de qualidade superior, e atraíam milhares de espectadores às estradas do concelho, sendo esse o espírito que presidiu a esta mudança de localização geográfica.

Apesar deste esforço e das expectativas criadas junto da comunidade automobilística, a Câmara Municipal de Santo Tirso indeferiu o pedido de autorização de realização da prova, pedido esse que foi efectuado a 29 de Julho e que teve como resposta o indeferimento comunicado à FPAK e ao clube a 9 de Setembro.

O indeferimento da Câmara Municipal de Santo Tirso foi-nos comunicado pela circular que a seguir transcrevemos:

“Na sequência do vosso pedido efectuado em epígrafe, vimos pelo presente informar V/Ex.as que por despacho de 2011/09/07 o mesmo foi indeferido, após ponderação do interesse de garantir a liberdade de circulação e a normalidade do trânsito relativamente ao interesse da atividade em causa, e de acordo com os pareceres desfavoráveis de Juntas de Freguesia abrangidas pelo percurso, e sendo que este repete em grande parte de área o “Rally de Santo Thyrso” apoiado por esta câmara Municipal.”

Este indeferimento surge numa altura em que grande parte do trabalho de organização da prova já estava em curso, com diversos contactos efectuados por pilotos, inclusivamente espanhóis.

Esta decisão, e as razões apontadas, causam enorme surpresa e perplexidade, já que o clube teve o cuidado de não organizar uma super-especial para não fechar as ruas da cidade, tendo ainda a preocupação de cortar algumas partes do percurso que se situavam em zonas de maior densidade populacional e com isto minimizar os impactos da prova na circulação automóvel do concelho.

Todas estas preocupações e cuidados, são mais profundas do que aquelas tidas na organização da outra prova apoiada pela câmara municipal.

Numa altura de reconhecido estrangulamento orçamental nas autarquias, em que é exigida parcimónia na gestão das verbas publicas, causa alguma estranheza ao clube que a autarquia de Santo Tirso não autorize um evento desta envergadura que se realizaria sem custos para a mesma. O clube estava apostado em obter apoios integralmente privados para custear o evento.

Santo Tirso, 14 de Setembro de 2011"


Sinceramente não percebo o porquê. Perdem os aficionados, perde o comércio local, perde o concelho pela péssima publicidade.

Estavamos em crer que teriamos cerca de 40 a 50 inscritos, dos quais 10 eram do país vizinho e com bons carros.(a 3 semanas tinhamos 10 inscritos) Não se iria fechar nenhuma estrada na cidade. Tivemos o cuidado(como fazemos sempre) de não fechar estradas nacionais sem alternativas, nem durante muito tempo, nem passar em frente a lares ou quintas de eventos.

A CMST não iria gastar um tostão! Caralho, nem um cêntimo! Nem assim autorizam?

Para quem perdeu horas a trabalhar para este evento, digo:

PISSOM!

1 comentário:

Luis Melo disse...

É de facto incompreensível e diria até vergonhoso. Isto porque, pura e simplesmente, o indeferimento só pode passar por razões de índole pessoal e partidária. A isto chama-se marginalização, sectarismo e discriminação. O que a CMST vem fazendo ao CAST nos últimos 10 anos não tem qualificação. Por isso, e por muito mais, a direcção e os sócios do clube devem denunciar esta situação e não deixar cair no esquecimento.