15 outubro 2010

CCEMGPUT que pariu!

Como devem saber, hoje acabaram as SCUTS e começaram as CCEMGPUT. As Com Custos E Muito Elevados Para o Utilizador.

Para os tirsenses, apenas podemos usufruir do tal desconto e isenções na Concessão do Grande Porto. A4, que é da A3 Até Matosinhos. A41, que é desde Perafita até Alfena. A42, de Alfena até Lousada.

Para quem usava a nacional(classe1) até à Reguenga e depois ia para o Porto pela A42, passa a pagar 85 cêntimos(65+20) sem desconto, ou 72,25 cêntimos sem desconto.
Se por acaso forem pela nacional e saírem em Alfena para o Porto, pagam 20 cêntimos sem desconto, ou 17 cêntimos com desconto.
Estes troços têm 7km(Reguenga-saída para a A3) e 1,5km(alfena-saídaA3).

Foi publicada uma resolução do Conselho de ministros, em que o preço a pagar teria como tarifa de referência 0,06671 euros, a que acresce 21% de IVA,(0,08€ com iva) para veículos classe 1.
Ora vamos fazer contas: 7km X 0,08€ = 0,56€, que é diferente de 65 cêntimos. E muito!
E pelo kilometrozeco? 1X0,08€= 8centimos. Para 17... mais do dobro. São os 15% de desconto que depois vão oferecer. (/mod sotaque brasileiro on)QUI LEGAU! EXILENTXI TÁTICA! (/mod sotaque brasileiro off)

Não se esqueçam depois do Iva que de 21, passa a 23...

Se se deve pagar ou não... o dilema. Eu acho que se deve pagar. Mas assim não.

Outra das medidas, é a famosa isenção das 10 utilizações.

Numa auto-estrada normal, onde tem portagens de entrada e saída, paga-se é entrada e depois à saída. Isto perfaz uma utilização.

Nestas CCEMGPUT, paga-se por passagem por pórtico. Ou seja, se passares num pórtico, considera-se uma utilização. Se passares por dois pórticos, são duas utilizações.
Significa isto que um habitante de Lousada, que trabalhe na zona Industrial de Leixões, vai passar por 10 pórticos(A41 e A42) até Perafita. 10 pórticos = 10 utilizações. Ou seja, tem isenção numa viagem! NUMA PUTA DE UMA VIAGEM! Depois usufrui do fantástico desconto numa via sobretaxada por ordem ministerial!

Isto é gozar com os portugueses e principalmente com quem usa estas vias! Gozar e dar-lhes dores de cabeça!

Porque raio é que não fizeram portagens? Porque se calhar estas vias nunca foram desenhadas para isso. Todas estas autoestradas têm limites de 100km/h e mais entradas e saidas que a mãe Joana. Algumas a dar a zonas agrícolas. Isso é auto-estrada? Na definição do Código da Estrada é, para mim não!

Para já acho que chega. Para outra altura ficará uma dissertação sobre alternativas a estas estradas, e carros de aluguer ou carros emprestados, e carros estrangeiros e porque é que estas foram primeiro e outras não. E se houver tempo, porque não falar do tal antigo assessor do Governo, que trabalhava no gabinete do secretário de Estado das Obras Públicas e que se tornou responsável máximo em Portugal da empresa que montou(vendeu) este fantástico sistema de pórticos.

Aqui ficam os links para quem se quiser divertir a ler os Códigos:

Portaria n.º 1033-A/2010 de 6 de Outubro( diz que concelhos tem descontos e onde)
Taxas de Portagem
Não consigo descobrir o DR com a publicação, nem no site do conselho de ministros. Fica um link para uma noticia acerca dos 0,06671 euros+ 21% IVA.


Desculpem o testamento, mas assim fica em suporte digital a explicação que eu tenho de dar todos os dias a amigos, familiares e conhecidos.

Agora já não perco mais tempo e eles que venham aqui ler.

3 comentários:

Luis Melo disse...

Essa das utiizações = passagem pelo pórtico e portanto gastar 10 utilizações numa só viagem... é de chorar.

Mas só me posso rir. Já nada me surpreende neste governo, e ele é o que o povinho merece...

ju disse...

Foi uma dedução directa da leitura das portarias. Tanto podes fazer uma viagem directa, como podes entrar e sair em cada saída.

Não é possível este sistema prever essas duas situações.

Imagina que é por tempo. Entro em lousada e tenho x minutos para chegar a Perafita para contar como uma viagem.

Nada implica que entre saia, bem como o sistema, sendo automático, preveja uma fila monumental, em que seja impossível fisicamente chegar nesse tal tempo ao pórtico.

Isto porque só existem pórticos de passagem. Não pórticos de entrada e saída. Se existissem pórticos de entrada e saída e não de passagem, a coisa estava não tão mal feita.

Como é de passagem. Implica que cada passagem=uma tarifa=uma utilização.

Penso eu de que.

No entanto, e como todas as legislação debitada por este governo, primeiro manda-se uma salgalhada cá para fora. Depois vai-se mudando a legislação. Adenda A, B, C,...AB, AC...

É só rir!

ju disse...

Eu até queria escrever sobre isto, mas nada como citar os nuestros hermanos:

"Portugal implanta el peaje más caro y caótico del mundo"

Link:http://www.elmundo.es/elmundo/2010/10/15/galicia/1287161465.html