09 abril 2006

Mais histórias..

Francisco “Django” Bustamante é outra estrela no universo do pool. Conhecido pela sua poderosa abertura e elevadíssimo nível de concentração, Bustamante tem uma colecção considerável de títulos entre os quais o de campeão do mundo de bola 9 em 2003. A sua assinatura no jogo é a famosa tacada por trás das costas.

Há uma história curiosa que se passou no final de um torneio, no início dos anos 90, que é um pouco elucidativa do carácter de “Django”.

Durante e após os torneios os jogadores juntam-se e jogam a dinheiro. Bustamante desafiou Johnny Archer para uma “série” de 13 de bola 9, ou seja, “à melhor de 25” para 2 500 dólares. Archer estava em grande forma na altura e era sem dúvida um dos melhores jogadores mundiais. “Django” estava ainda a progredir. Este no entanto ganhou por 13-9. E Archer quis a desforra, e de seguida acabou 13 (!!) partidas de tacada consecutivas. 13-0 portanto.

Qualquer outro jogador, naquela situação, deixaria as coisas por ali. Archer estava numa forma incrível e estava com a “mão”. Para qualquer um, naquela situação, era um jogador impossível de bater. Mas, para grande surpresa dos que estavam a assistir, “Django”, após cumprimentar Johnny Archer pela proeza conseguida, desafiou-o para uma nova série, e a dobrar a aposta. Qual a explicação? Quem conhece Bustamante diz que ele possui uma autoconfiança inabalável. É um campeão, e ele sabe-o. Acontece que na altura, independentemente do adversário, achava-se com capacidades para ganhar, mesmo após o feito extraordinário de Archer.

Archer aceitou a aposta. “Django” ganhou 13-11…

Sem comentários: